quinta-feira, 3 de março de 2011

♥ Mudanças e Constantes...♥


Bem, depois do post de ontem, hoje venho falar de algo diferente. 
Ando, já há algum tempo, como sabem, a tentar fazer vida da minha arte. Nem sempre é fácil... apesar de muita gente valorizar e louvar o meu trabalho, ainda assim, muita dela não tem possibilidades de despender do dinheiro para o comprar. A conjuntura actual não favorece muitos de nós e a verdade é que não ando a conseguir ter o retorno financeiro esperado/aceitável que necessito, tendo em conta a dedicação e o tempo empregue no que faço.

No que toca ao apego e à dedicação que ponho em todas as peças que aqui vos mostro, creio que serão todo/as unânimes ao acharem que é algo de muito visível, seja nas próprias peças em si, seja no espaço 'físico' blog em que me empenho sempre em contextualizar o público, explicando os conceitos e os porquês de tudo, seja na apresentação, embalagens, acabamentos, etc...

Ora, pois bem... eis que chego à conclusão que tenho de fazer aqui uns ajustes: ou seja, estou a pensar em dar-vos uma linha de acessórios mais 'low cost', digamos assim, em que, apesar da qualidade e do acabamento não ser afectado, certas coisas como a embalagem e o conteúdo da mesma serão menos elaborados. 
Isto trocado por miúdos: eu passo imenso tempo na confecção das embalagens quando, necessariamente, a pessoa, o que vai usar é o seu conteúdo, certo? E portanto, apesar de ter o seu charme e de ser uma coisa que eu gosto muito de fazer, cheguei à conclusão que o melhor era mesmo comprar algumas embalagens pré-feitas que me possibilitassem poder 'gastar' o tempo que 'perco' a fazer algumas delas a produzir peças que podia vender mais massificadamente, a um preço mais baixo.

E aqui, quando digo que 'perco' tempo a fazer as embalagens, não é no sentido de perder em si... mas é mais num sentido de ter um método de trabalho mais sustentável e que me permita produzir mais peças usáveis=fazer mais vendas.
Ou seja: eu não vou deixar de fazer o que faço: haverão sempre as peças detalhadas, feitas de raiz, com muita dedicação e amor e que serão sempre aquelas que me satisfazem, mais... :)  

E essas, continuarão a ser vendidas ao preço que as vendo já, porque não posso mesmo dar o meu trabalho (já falei disso aqui outras vezes), não seria justo. E as pessoas que decidirem dar o ser valor, irão continuar a comprá-las. Estou a falar mais particularmente das miniaturas em Fimo, por exemplo e quase todas as peças em Fimo, que dependem de uma construção mais 'de raiz' e não as outras, que são mais à base da 'montagem', como algumas peças de bijutaria, por exemplo.

E, aliado a isto, ter as embalagens já feitas, poupa-me imenso trabalho e tempo, pelo que posso diminuir um bocadinho o custo das peças e ficamos todo/as a ganhar com isso: vocês porque podem comprar algumas delas mais facilmente; e eu, porque consigo ter um meio de rendimento mais estável e seguro que me permite criar depois as outras com maior liberdade de poder conseguir vendê-las ou não.

No fundo, assemelha-se um bocadinho ao conceito da alta-costura e do pronto-a-vestir: há sempre diferenças, claro, não se pode demorar dez vezes o tempo a fazer uma peça de alta-costura e depois vendê-la ao preço do pronto-a-vestir. É lógico. E haverão sempre compradores para ambas as vertentes. Há agora é a escolha consciente, da minha parte, de vos oferecer alguns produtos a um preço mais acessível. :)

Andei bastante tempo a lutar com esta ideia, isto porque, quem me conhece, sabe que detesto 'fabricar' coisas em quantidade. Para mim sempre foi o particular, o único, o irrepetível que me fascinou. O pequeno universo que um objecto único pode conter... :)  ( a sua história, o seu 'porquê', etc...).

Mas lá está... há que ir aprendendo certas coisas e, se este registo, até agora, apesar de me providenciar uma satisfação e realização pessoais imensas... eu não vivo só disso, né? Ninguém vive. E portanto, trata-se de fazer algumas cedências e de aceitar certas realidades e fazer um bocadinho aquilo que (não é detestar, porque eu nunca detesto criar, atenção) me dá um pouco menos de satisfação.

Maaaaassss... a vida é mesmo assim! :)  la la la la la la ♥


E passando agora a mostrar as ditas embalagens, ficam desde já a vê-las, são giras na mesma (sim, achavam que eu ia escolher uma coisa feiosa?... claro que não, né?...;D) e serão utilizadas agora em algumas das peças (não todas), sejam elas low-cost ou não. Estou a experimentar. :)

Gosto particularmente da nuvenzinha e do baú.

Ahh, comprei-as pela Coimpack. Têm muuuuuuuita variedade. E a entrega foi mega-rápida: fiz a encomenda num dia à noite e no outro dia de manhã estava cá o gajo da ChronoPost a bater-me à porta (aquela malta vive poucos anos, de certeza, numa profissão daquelas... andam sempre a mil! Deviam estar listados como uma das profissões mais perigosas de se ter. É isso e os entregadores da Telepizza... quando virem um na estrada, fujam!)
















Photobucket





Photobucket





Photobucket





Photobucket



                                                                                  ♥


E então?... Gostam? :)


Amanhã venho postar as primeiras dessas peças 'low-cost' (tenho de arranjar um termo mais bonito, pá... aceitam-se sugestões).






***********au revoir************mes amis****************à demain***********




5 comentários:

Ivânia Santos (Diamond) disse...

Adoroooooo as caixinhas!!! (:

xoxo*

When Pigs Fly... disse...

As caixas são muito bonitas :)

pontos disse...

Oh pá, as caixas até são giras! :oP
Peças Prêt-à-Porter?

Ana Encarnação disse...

Prêt-à-Porter... humm... gosto! ;D
Fica.

Pronto.

resolveste-me o problema. ;)


Obrigadas*********meninas

Anónimo disse...

Reúne uma amostra de várias peças e apresenta-as no eBay e na Amazon.
Se possível, faz um site exclusivo de bijutaria.

Alex